Seja bem vinda(o)!

Primeiramente gostaria de agradecer sua visita e te convidar a dividir as informações desse blog, possibilitanto compartilhar informações que tanto gosto e preso! Fique a vontade e aproveite!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Angústia :(

Angústia no dicionário significa: Espaço reduzido; estreiteza / Carência, falta: angústia de tempo / Aperto no coração, estado de exagerada ansiedade / Med Estenose / Aflição, sofrimento.

Angústia não é um assunto "Melhor da Vida", mas acredito que dividir essa angústia, colocando pra fora do peito, seja um caminho para isso.

Estou num momento angustiante. Não sei porque. Talvez por em certos momentos desacreditar do mundo, das atitudes das pessoas, ou até mesmo das minhas atitudes (quer dizer falta de atitudes). Gostaria muito, em certos momentos da vida, me posicionar de forma a gritar para o mundo. Mas não é possível nessa sociedade em que vivemos hoje onde tudo é rotulado. Muitas vezes é melhor se calar.
Fico angustiada pela falta de respeito com o coletivo, seja na vida pessoal, profissional ou na comunidade em que vivemos e compartilhamos muitas vezes o mesmo espaço.
Certa vez, fui a palestra do antropólogo Roberto DaMatta no Colégio Visconde de Porto Seguro onde foi levantada a questão da pessoa se "policiar" com suas atitudes, a questão do exemplo. E nunca vou me esquecer de algo que disse, que não só é uma verdade, como carrego comigo e sempre me lembro.
Ele explicou que a maior dificuldade do ser humano é se dizer não. Dizer não a sí próprio quando é preciso. 
Todos nós, sem excessão, temos momentos (uns mais, outros menos) em que pensamos num primeiro momento em "encurtar caminho", em situações diversas. "Encurtar caminho" em situações como estar atrasada para o médico e ficar parado no semáforo 3 fases e deu uma brecha para passar. Devo passar? Sim ou Não? Situações como a gentileza. Devo dar prioridade na travessia do pedestre? Sim ou Não? Sem levantar a questão, que muitas vezes quando essas coisas acontecem, tem crianças no carro e dependendo da nossa decisão, podemos proporcionar o mal exemplo.
Vários exemplos há nesse mundo, se ficar enumerando, podemos passar dias e infelizmente será infinito. 
As pessoas não se preocupam com o próximo, apenas com seus próprios interesses. Se isso será bom pra mim, isso não será bom pra mim. Mas cadê o coletivo? Quando iremos ser gentil com aquela pessoa, sem precisar ser gentil. Quando iremos ajudar o próximo, sem precisar ajudar. Assim... de graça, de coração... Sem precisar de retorno.
Por isso nessas horas, tento pensar nos bons exemplos. E também são muitos. Não sei dizer se são proporcionais, mas existem grandes pessoas e grandes exemplos.
Ultimamente, ando aprendendo muito, ou pelo menos parando para refletir em muitas coisas com as histórias compartilhadas do Jornalista Rodrigo Facundes do blog Maninga Nice que está na África.
Vale a pena acessar, ler, refletir e compartilhar!


Deixo a frase que li na internet e parei para refletir:

"Nem chega a ser útil saber o que acontecerá: é muito triste angustiar-se por aquilo que não se pode remediar". - Por Marcus Cícero

Ótima semana a todos!


4 comentários:

  1. Oi Karina! Ótimo texto para refletir e analisar nossas atitudes!
    Bom domingo,
    Bj
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Puxa...que pena vc estar se sentindo assim... conte com sua amiga qui para compartilhar sua angústia!
    Me chamou a atenção um dos significados "estado de exagerada ansiedade"- todos temos nosso momentos de dias chuvosos... mas, mesmo por trás das nuvens negras, o sol, brilha em algum canto... e ele voltará a iluminar seu caminho!
    Aproveite esse momento para reavaliar oq lhe deixa triste e varrer para longe certas cosinhas que vamos juntando embaixo do tapete!
    Vc é incrível e tem um ótimo astrasl...jaja tuso ficará bem!
    Conte comigo
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jú! Acho que estou mais aliviada. Dividir, colocar pra fora, as vezes é a melhor saída. Não resolve, mas alivia. Um dia de cada vez. Obrigada pelo carinho! Obrigada e beijos

      Excluir

Obrigada por comentar. Volte sempre!