Seja bem vinda(o)!

Primeiramente gostaria de agradecer sua visita e te convidar a dividir as informações desse blog, possibilitanto compartilhar informações que tanto gosto e preso! Fique a vontade e aproveite!

domingo, 3 de abril de 2011

Lima-da-pérsia


LIMA-DA-PÉRSIA é um fruto cítrico que tem baixa acidez. Ela é difícil de ser cultivada por ser vulnerável a doenças. É fonte de sais minerais e vitamina C.
Nativa da Ásia. Acredita-se que desembarcou na Europa, sendo levada pelos Árabes. Chegou a ser cultivada na Itália e Espanha durante um período, mas não se adaptou por ser uma planta de clima tropical.
Foi trazida a América no século 16pelos colonizadores espanhóis e portugueses, se tornando abundante na América Central, principalmente no México.
A lima-da-pérsia é muito utilizada em bebida e para aromatizar sorvetes e mousses. No Brasil é apreciada como ingrediente na tradicional caipirinha.

Segue receitinha de uma caipirinha saborosa que sempre faço e todas aqui em casa adoram:

Ingredientes
1 Lima-da-pérsia
3 colheres (sopa) de açúcar
Gelo
Vodca (pode usar pinga ou saquê se preferir)


Modo de preparo
Cortar a lima-da-pérsia em fatias ou em cubos. Em uma coqueteleira adicionar a lima-da-pérsia, o açúcar. Com um socador, socar bem.  Em seguida, acrescentar cubos de gelo, até completar a coqueteleira e adicionar a vodca até a marcação máxima da coqueteleira. Agitar bem e servir!

Dica
Eu gosto de acrescentar 50 ml de água mineral sem gás gelada para quebrar um pouco o sabor forte da vodca. Ficando mais suave e saborosa.

Abaixo o resultado...


A planta lima-da-pérsia é perene e atinge de 2 a 4 metros de altura. Suas flores são brancas e praticamente não têm perfume. Uma fruta média, pesa de 130 a 150 gramas e apresenta forma arredondada e levemente alongada, a cor é amarelo – pálida, quase branca, mas muito suculenta.


 

Já ouvi dizer, que por ter baixa acidez ela é empregada na medicina popular para combater dermatoses e flatulências, entre outras.

Sua composição
28 mg de vitamina C a cada 100 gr.
27 mg de vitamina B12
53 calorias
Sais minerais importantes para o organismo como potássio, sódio e cálcio.

Experimente, é uma delícia!
Seu cheiro é encantador!
Abraços

3 comentários:

  1. Sem contar que fica docinha essa caipirinha e relaxa!!!!
    Ótima semana...
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Para compartilhar com vocês, recebi a dica do meu tio, Sebastião e da prima, Adriana, no facebook... Segue: Lima-da-pérsia, gengibre, vodka Wyborowa e muito gelo moído! Deve mesmo ficar imperdível!! Vou fazer! Espero que gostei!!! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Wany , de Sabará, MG8 de março de 2015 às 11:17

    Esta fruta é deliciosa e exótica, por conter em seu suco o doce e o amargo em proporções que nosso paladar adora ! Fora as propriedades que fazem bem à nossa saúde!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Volte sempre!